domingo, 19 de abril de 2009

MESTRE NUCA



Nuca
Nuca-Manoel Gomes da Silva nasceu em 1937.

Nuca é um dos mais antigos e expressivos artistas de Tracunhaém tendo sempre trabalhado junto com sua esposa Maria.

O artista possui o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco honraria obtida através de um processo de candidatura por indicação de entidades culturais e órgãos governamentais e da avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC).
Os agraciados assumem a missão de transmitir os seus conhecimentos a alunos e aprendizes em programas de ensino e aprendizagem.




Tudo começou quando Mestre Nuca recebeu uma encomenda para fazer Leões. Seus Leões, quase sempre sentados, lembram os feitos de louça em Portugal que decoravam os jardins e varandas de muitas residências de antigamente.

A característica marcante é o modo de apresentar as jubas que são feitas com dezenas de fragmentos circulares meio achatados, e também com pregas formando sulcos verticais.

Outra peça inconfundível de Nuca e Maria são as bonecas com os cabelos encaracolados. Outras figuras também são produzidas: pinhas, animais:peixes, galinhas etc.

As peças são queimadas em forno a lenha sem serem esmaltadas. Não usam também decorar, pintar, com tintas comerciais. A apresentação final é em terracota.
Os trabalhos de Nuca e Maria são encontrados em Museus e coleções particulares no Brasil e no exterior.

O ateliê de Nuca está aberto para visitas e venda de seus trabalhos.
As peças podem ser despachadas por transporte rodoviário, se conveniente.
Rua Manoel Pereira de Morais 118.
Tel: 0xx81 3646-1448.

Nenhum comentário: